Buscar
  • UNIVERSO DE CONHECIMENTO

Descubra como ter mais agilidade durante o processo de mudança organizacional

Apesar das inúmeras conquistas das organizações quando o assunto é melhoria operacional, as mudanças continuam constantes e não há tempo a perder. Dentro desse cenário as empresas não medem esforços na hora de buscar melhorias em seus processos, porém essas mudanças exigem não só atenção, mas também agilidade. Pensando no que já apresentamos sobre o manifesto Agile e a necessidade do gerenciamento de mudanças, será possível utilizar técnicas ágeis para fornecer uma melhoria no processo de mudança das empresas?

📷

UMA GESTÃO ÁGIL PARA MUDANÇAS CONSTANTES

A gestão de mudança ágil representa uma alternativa dentro de um mercado que passa por constante inovação e evolução e as tecnologias demonstrando cada vez mais um novo perfil de consumidor que busca por novos serviços e produtos.

Dentro desse ambiente é necessário encontrar soluções que sejam capazes de oferecer uma entrega de qualidade dentro de um espaço de tempo reduzido, para isso a tomada de decisão precisa ser ágil.

Apresentamos em nosso artigo as principais práticas do gerenciamento de mudanças, mas você já se perguntou como é possível integrá-las a uma tomada de decisão e ação rápida que é o que prevê o manifesto Agile?

É característico de um processo de mudança baseado em agilidade o uso de processos contínuos onde os objetivos possam ser mensurados e também possuam um tempo predeterminado para ser atingido, mas somente isso não é o suficiente.

O ALCANCE DE UMA GESTÃO DE MUDANÇA ÁGIL E PROMISSORA

Para garantir que você estará à frente de seus concorrentes é preciso que você vá além do já é conhecido e busque inovar dentro do seu mercado, para isso separamos asmelhores dicas para quem quer mudar sem perder a agilidade nas suas ações.

1. Torne suas ações e soluções acessíveis a todos: o manifesto Agile prevê a execução de tarefas com base em grupos com objetivos e funções bem definidas, muitas vezes para que você desenvolva o seu trabalho você dependerá de outras pessoas e essa troca de informações deve ser acessível.

O uso de banco de dados e documentos em nuvem facilita não só em um momento em que todos já sabem bem o que devem fazer, mas principalmente quando a organização passa por um momento de mudança, quando você torna acessível e disponibiliza aos seus colaboradores esse tipo de informação você garante que todos irão contribuir para a solução do problema.

Exemplo disso é o Product Backlog apontado na ferramenta Scrum e que reúne uma lista com itens que representam aquilo que deverá ser produzido seguindo uma ordem de prioridade, mas com um formato dinâmico e incompleto que vai evoluindo e sendo nutrido com o tempo.

2. Trabalhe com feedback e alinhamentos constantes: se estamos falando do casamento entre o Gerenciamento de Mudança e o Gerenciamento de Projetos Ágeis não há melhor característica que ambos carregam que não seja as reuniões de alinhamento.

A metodologia ágil utilizando as ferramentas do Scrum prevê diferentes encontros conhecidos como Daily Scrum que trata-se do momento de alinhamento das atividades e criação de novos planos de ação que serão desenvolvidos nas próximas 24 horas, além dessa reunião também são apontados o Sprint Review e o Sprint Retrospective, outros exemplos de encontros que demonstram a importância do alinhamento da equipe.

3. O básico é pensar no hoje: preocupe-se com o hoje além de se preocupar com a estratégia do projeto que afetará em 5 anos sua empresa. As mudanças que são feitas diariamente resultam em grandes alterações organizacionais e de mercado do seu negócio. Lembre-se que essas grandes mudanças devem partir de premissas básicas para melhoria do negócio como o planejamento dos processos, realização de treinamentos, foco na comunicação, (re)definição de métricas, etc. que apesar de serem práticas tradicionais não perderam a sua efetividade e importância.

4. Saiba para onde o barco está sendo guiado: O Daily Scrum não serve apenas para alinhamento do projeto, mas para que as pessoas possam tem um senso de pertencimento. Isso é importantíssimo para um gerenciamento de projetos que executa uma mudança pois assim sua equipe se sente engajada em realizar as atividades com a agilidade necessária porque sabem exatamente para onde estão “remando o barco”. Você, como líder de projeto, ou Scrum Master, deve conseguir se posicionar como mediador da ideia que o projeto carrega junto com a satisfação que as pessoas tem de poder executá-lo, não somente por mera obrigação - neste momento que escutamos muito: as pessoas são pagas para isso - mas porque elas se sentem extremamente úteis e pertencem ao lugar futuro que elas estão construindo.

A mudança deve fazer parte da cultura da sua empresa, tenha sempre em mente que o mundo não é estático e a cada dia coisas novas surgem e podem afetar a sua forma de trabalho atual. Esteja preparado para isso e prepare as pessoas que estão a sua volta para trabalharem dentro dessa dinâmica, assim você garante a melhoria contínua não só do seu negócio, mas também a sua e de seus colaboradores.

Ainda não ficou claro como aplicar as metodologias ágeis no gerenciamento de mudanças? Aqui na Conoscenza isso fica mais fácil através da nossa formação em Change Management & Gerenciamento de Projetos Ágeis, se você ainda não conhece nossa formação esse é a sua chance!

Você também pode ficar conectado com nossos conteúdos e recebê-los diretamente em sua caixa de e-mail se inscrevendo em nossa newsletter!

2 visualizações

Rua Pamplona - n° 1.197

Jardins; São Paulo / SP


E-mail: contato@conoscenza.com.br
Whatsapp e telefone: (11)  4115-5533

telephonepngwhite.png

Fale conosco.

Dúvidas entre em contato!

Planos corporativos para sua empresa. Saiba Mais